Experiências incríveis em espaços museais

Este livro nasceu de um desejo: o de compartilhar tesouros, segredos e encantamentos com o maior número possível de pessoas! Ele resulta da seleção de algumas postagens que redigi para o blog Repensando Museus, sobretudo voltadas a espaços museais diferentes daqueles tradicionais: os museoutros.

Valor de lançamento R$ 20,00

Adquira agora o material »

Capa

separado

Independentemente de frequentar museus desde pequena, foi no doutorado (UNICAMP, 2001) que me aproximei teoricamente da temática, e foi no pós-doc (Roehampton Universty, Londres, 2007) que esses espaços ganharam novos contornos para mim. Mas, com certeza, foi a experiência de ser cofundadora e cocoordenadora do Museu da Infância na UNESC (2003/2010) que mais aguçou meu olhar para esse “outro” tipo de museu, que se constitui nas franjas, à margem daquilo que o senso comum reconhece como tal.

Este livro, então, quebra com o estabelecido, instiga e convida leitoras e leitores a viverem experiências museais inusitadas, que podem se desdobrar em inúmeras reflexões, possibilitando uma viagem a universos diferenciados, muitos dos quais desconhecidos para a maioria do público... aproveitem a viagem!

museum

separado

sofa

Um lindo registro para professores e educadores de museus

O livro Museoutros reúne reflexões realizadas pela pesquisadora Maria Isabel Leite sobre as práticas comunicativas e educativas existentes em diferentes museus e museoutros (termo utilizado para definir espaços que estão à margem das instituições oficiais) visitados por ela. Os textos trazem contribuições para o campo da educação em museus em linguagem cotidiana, mas fundamentados em referências teóricas e artísticas, as mais diversas. A coletânea possui grande potencial para fomentar debates e referenciar o trabalho de educadores de museus e professores, bem como curiosos e amantes da pluralidade cultural.

separado

Depoimentos

"Todas as formas de esforço de diálogo real com as pessoas que estão atuando em espaços de educação e cultura, no país em que vivemos, são não só necessárias, como politicamente urgentes. Precisamos de fato criar significado nos encontros entre aqueles que acreditam que o acesso à cultura não pode ficar restrito a apenas uma parcela da nossa população. Acredito que este livro, por sua clareza de ideias e posicionamentos, possui o potencial de colaborar para nos mantermos firmes na construção desse ideal."

Ariane Azambuja Salgado

Arte-educadora
Mestre em Patrimônio e Museologia pela UNIRIO, Licenciada em Artes Visuais pela UNESPAR/FAP e em Letras pela UNESC, atualmente é doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

"Neste livro, Museoutros, há histórias de viagens de exploração através de lugares desconhecidos e maravilhosos. Eles não parecem ser o produto da fantasia, uma literatura fictícia sobre mundos imaginários que realmente não existem. Nem são diários de viagem de grandes exploradores dos séculos passados, quando ainda havia territórios desconhecidos cheios de mistérios e tesouros para descobrir e admirar. São histórias sobre mundos estranhos, curiosos, especiais e mágicos que existem e ainda podem ser descobertos hoje. São cadernos de exploração e reflexão de uma grande educadora e exploradora dos museus, da vida cotidiana e da infância no século XXI, Isabel Leite, determinada a redescobrir o museal a partir de outras perspectivas e de outras posições diferentes e distantes das habituais, nos fazendo muitas perguntas."

Prof. Dr. Julio Romero

Professor da Faculdade de Educação da Universidad Complutense de Madrid